Realização das ações do Projeto Lendo Meu Livro Amigo
Desenvolvemos no dia 20 de abril a comemoração do Dia livro Infantil com apresentação de esquete teatral, paródia sobre como cuidar do livro, apresentação dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem à Monteiro Lobato e serve de estímulo para as crianças adotarem o hábito da leitura.
O Dia do Livro Infantil foi criado em homenagem a Monteiro Lobato.
No dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Nesta ocasião, é muito válido incentivar a leitura entre as crianças, tanto em casa como na escola. Ao adquirir o hábito de ler desde a infância, o indivíduo aumenta sua capacidade cognitiva e adquire novos conhecimentos.
Apesar de todos os benefícios que estão associados à leitura, uma pesquisa realizada recentemente revelou que as crianças estão lendo menos. De acordo com os dados levantados pela Fundação Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência, a quantidade de pequenos leitores brasileiros caiu consideravelmente.
O dia 18 de abril deve servir de estímulo para que as crianças comecem a se interessar e sentir prazer pela leitura. Como o livro infantil é o gênero favorito entre os leitores com idade entre 5 e 10 anos, ele deve ser mais divulgado nas escolas e ser abordado em casa com motivação dos pais para criar o hábito de ler.
Origem do Dia Nacional do Livro Infantil
O Sítio do Pica-pau Amarelo é uma das produções mais notáveis de Monteiro Lobato.
O dia nacional do livro infantil foi criado não só para motivar a leitura, mas também para fazer uma homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu no dia 18 de abril de 1882. Especializado na Literatura Infanto-Juvenil, o escritor ganhou muitos prêmios por causa dos seus trabalhos e se tornou um nome respeitado no campo literário.
Entre as obras mais notáveis de Monteiro Lobato, vale ressaltar “Jeca Tatu”, “A Menina do Nariz Arrebitado” e “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, sendo que o último trabalho mencionado inspirou uma produção televisiva. O escritor brasileiro foi responsável por criar personagens inesquecíveis, como Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e a Cuca.
Monteiro Lobato teve uma carreira de sucesso e em cada obra criada procurou valorizar traços da cultura brasileira. Ele trouxe a tona em suas histórias várias figuras folclóricas e também demonstrou grande habilidade para inserir elementos da literatura universal nos seus livros. O autor de livros infantis faleceu em 1948, mas deixou um legado que continua encantando gerações.
Em 2002, a data de nascimento de Monteiro Lobato foi oficialmente registrada como o Dia Nacional do Livro Infantil.
Educação Infantil 4 e 5 anos
a Aluna do 1º ano representando Chapeuzinho Vermelho
1º ano cantando
3º ano apresentando uma paródia
Alunas do Peti apresentando uma paródia
Tia Cristina apresentando o Peti
Linda Rosa Juvenil - Educação Inafntil 2 e 3 anos
turma do 2º ano
Turma do 4º ano
5º ano dramatizando e cantando utilizando libras com o apoio da sala Multifuncional
Monólogo sobre Lobato
Mãe Vilaneide fazendo o papel de Monteiro Lobato e a aluna Liliene fazendo a leitura biográfica
Tia Rose e a plateia